sábado, 26 de fevereiro de 2011

O ídolo e o tempo

Ronaldo parou! Ronaldo falou,desabafou,chorou,culpou uma possível doença pelos quilos a mais que ganhara nos últimos anos. Mas só pode fazer isso com a grandeza e a dignidade de um fenômeno porque simplesmente jogou.
E como jogou! Durante anos nos maravilhou com seu refinado toque na bola,sempre em direção ao gol.Seu drible simples e ao mesmo tempo humilhante,seu chute certeiro e plasticamente belo,seu arrancar agressivo e agraciador.
Contemporâneo da máxima captação do esporte pelos meios de comunicação e do estrondoso marketing por trás disso,Ronaldo foi e aceitou ser usado diversas vezes por algumas marcas,principalmente no começo da sua carreira quando ainda não tinha o nome tão mais forte do que tais empresas.Foi vítima de cláusulas contratuais burras como a que por exemplo quase o impediu de negociar com o Real Madrid,devido ao clube Madrileño ser patrocinado por um fornecedor esportivo diferente do que patrocinava o craque. Garoto propaganda,foi fenômeno nos campos e na mídia,jogou em times do calibre como Barcelona,Real Madrid,Inter de Milão e Milan,mas por estes nunca teve identificação do calibre da que teve com uma certa camisa amarela.
Pela seleção jogou tudo o que sabia,e ganhou tudo o que podia.Foi decisivo e campeão em uma copa do mundo,melhor jogador em outra e na última sagrou-se como maior artilheiro da competição.Virou referência para o mundo e citação obrigatória em todo o planeta quando o assunto era Brasil.Seu futebol para frente,seu carisma e sorriso inconfundíveis caracterizava nosso país por todo o mundo.
Superou mais de uma vez uma das mais graves contusões que um atleta pode sofrer,e com determinação,força de vontade e sem deixar seu sorriso ser abatido e tranformado em angústia,deu a volta por cima em uma das maiores histórias conhecidas.
Ronaldo saiu da pobreza de Bento Ribeiro,rodou o mundo.Conheceu a fama,mulheres,pratos,roupas e festas,mas nunca deixou de ser o menino suburbano que priorizava sempre o gol como máximo da diversão e do prazer.Foi três vezes melhor do mundo e ganhou dinheiro,muito dinheiro, até mesmo exacerbadamente para o que um jogador de futebol deveria ganhar.Muitos acham um absurdo um atleta ganhar tão mais do que um professor ou um juiz,e é por casos como o de Ronaldo que discordo desses muitos.Um juiz ou professor não lotam estádios e dão tamanhas alegrias para o povo,sem em nenhum momento desmerecer as mais do que importantes profissões(que logicamente,devem ser melhor remuneradas).
Mas nenhum sonho é para sempre.Como acontece com todos,o tempo passa e deixa na saudade o que achamos que irá ser eterno.A velocidade monstruosa que tinha foi diminuída.Ainda que o corpo fosse marcado por seguidas lesões,Ronaldo tinha inúmeras alternativas de jogar em alto nível.Esse leque de opções e variedades dado por Deus à muito poucos jogadores na história do futebol mundial foi dado-lhe ainda cedo.Á um sorridente e esbelto menino suburbano,que soube como poucos aproveitar a dádiva.Ultimamente esse menino andava abalado e triste com criticas,não esboçava tanto seu largo e cativante sorriso.Estava milionário e longe de ser aquele menino esbelto;era a hora de parar.

Esse leque se chama dom,e Ronaldo soube usa-lo com raríssima maestria.Muito obrigado Ronaldo.



"Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo..."

"Tente!
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Tente outra vez!..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário