sábado, 21 de agosto de 2010

Menino de atitude

Apesar do campeão da taça Libertadores,cuja final aconteceu nesta quarta-feira,ser um time brasileiro, nenhuma notícia me deixou mais contente do que a recusa de Neymar ao Chelsea.
Li com doçura nos lábios relatos sobre o dia do ‘fico’ do atacante,que para mim está melhor no Santos do que estaria na Europa e ouso-me a parafrasear Tony Garrido e a sua Cidade Negra quando dizem: "Para ser homem tem que ter a grandeza de um menino",no caso o menino que teve a atitude de homem ao declinar de uma proposta milionária para ficar onde é feliz,atitude cada vez mais atípica no cenário futebolistico mundial.
Sinceramente tenho minhas dúvidas se ingressar tão cedo no futebol europeu ia ajudar o garoto que com 18 anos pode ainda jogar um bom tempo em terras tupiniquins consolidando-se cada dia mais no seleto rol de ídolos do alvinegro praiano.
Também não sei se o truculento futebol inglês ia ajudar no desenvolvimento do seu primoroso futebol já que uma vez chamado de “cai-cai” aqui no Brasil,no velho continente ia ser ainda pior.
Basta ver Robinho que mesmo com um corpo já desenvolvido pelo fortalecimento que fez no Real Madrid, e a vantagem de já estar adaptado a Europa não brilhou no Manchester City da mesma Inglaterra, tendo que obedecer táticas de marcação,não recebendo o espaço necessário para jogar e nem a liberdade para desempenhar o seu também ótimo futebol.
Em um campeonato onde se prioriza a marcação e a força física em toques de bola rápidos, Neymar poderia não se adaptar bem,pois não tem o corpo ideal de um jogador de Premier League e em seu leque de recursos técnicos não se incluem chegar junto e dar “botinadas”,ou também poderia ser a solução para o campeonato o que seria pouco provável,preferiu não arriscar,ainda bem.
Quase todos sairiam perdendo caso a negociação se concretizasse; O Santos,o campeonato brasileiro,o próprio futebol brasileiro que veria as características e o futebol do seu maior jogador em atividade serem manietados por táticas e musculações,e por fim,Mano Menezes técnico da seleção que comanda uma renovação e vê Neymar como grande futuro do excrete canarinho. Apenas uma pessoa sairia ganhando,Wagner Ribeiro empresário do atleta e também de Robinho,que vendeu o rei das pedaladas precocemente para a Espanha e gerando polêmicas e confusões tamanhas que fez parte da torcida e diretoria ficar contra o jogador,e é conhecido por fazer excelentes negócios financeiros e péssimos para os atletas que ele agencia,a ganância e a incessante busca por grandes negócios desta vez não imperou.
Por fim gostaria de falar mais uma vez que,sim foi a maior notícia que li nesta semana,pois poderei ver ainda que um pouco mais do craque Neymar em atividade,jogando do seu jeito moleque que conquistou a todos,jogando um futebol de personalidade e genuinamente nacional,não estraguem o que o menino tem de melhor;ser ainda um menino em terra de gente grande.

Um comentário:

  1. Li uma crônica que dizia que devemos cuidar do Neymar e tomar cuidado pra que ele não se torne um mascarado. Acho que essa recusa dele foi uma prova do quanto ele pode não ser. Ele ainda tem muito pra amadurecer. E essa história de jogador brasileiro só se tornar jogador mundial quando vai jogar na Europa já é passado. Hoje os craques voltam para cá e aqui se fortalecem ainda mais. Acho que eles tem procurado mais pela satisfação emocional do que a financeira. Ainda bem!

    Tá escrevendo muuuuuuuuito. Beijoos

    ResponderExcluir